Friday, August 17, 2012

Pastores Alemães importantes na minha vida – Parte 2


Tive diversos cães pastores, mas só vou destacar os que foram mais importantes para mim.
ALEXANDRE DE NOVA GABIANO (Axel)
ALEXANDRE DE NOVA GABIANO – Macho nascido em 08/01/1989 filho do cão Hirgo do Kamedon, que por sua vez era filho do VA Grimm V. Lehmbachtal.
Foi um presente que recebi do meu tio Airton Galvão e tia Neuza.
Bem, tudo começou quando tio Airton me ligou perguntando onde comprar um pastor alemão de qualidade. Indiquei o canil Kamedon que pertencia ao finado Sr. Bueno e porque neste canil estava o cão de maior expressão no Brasil na ocasião, o importado da Alemanha “VA Grimm V. Lehmbachtal”. Inclusive estive visitando este canil, sendo muito bem recebido pelo Sr. Bueno, no que aproveitei para tirar fotos com o Grimm.

VA Grimm V. Lehmbachtal comigo e meu filho Edú
 e  o Sr Bueno (dono do Grimm)












Airton acabou comprando o filhote Hirgo do Kamedon que, para mim, foi o melhor filho do Grimm, para sorte do meu tio Airton.

Hirgo do Kamedon com minha tia Neuza,
eu e meu filho Edú
O Hirgo era um “atleta” que entrava em pista para disputar o primeiro lugar sempre! Ele parecia saber que não haveria muito problema para vencer. Lindo cão e andava muito! Muito parecido com o pai. Sempre com ótimas apresentações.
O meu tio Airton acasalou o Hirgo com a Yanne do Kamedon pegando o Alexandre de Nova Gabiano como paga de cruza e me ligou um belo dia me dizendo que tinha um presente para mim o Alexandre que foi apelidado de “Axel”, mas que eu teria de busca-lo no Rio de Janeiro. Fui e peguei o cão, isto em outubro de 1989.
Tinha um ótimo temperamento, ótimo vigia e muito bem treinado por mim em obediência e ataque. Adorava brincar com os meninos de pegar bola.
Fiz muitas demonstrações com os meus amigos de suas habilidades como: Andar junto, fica, vem, pega, etc.

Alexandre de Nova Gabiano em 1º lugar
O Axel venceu algumas exposições especializadas dentro da sua categoria, mas a que mais marcou foi uma exposição em 10/05/1992 no Kennel Club de Campos, onde venceu mais de 100 cães na disputa pelo “Best in Show”, ou seja, o melhor da exposição trazendo nesse dia 9 troféus para casa.
Pulicação no Jornal dos Sports

Ganhou um destaque no Jornal dos Sports quando veio a falecer em 17/05/1992, uma semana depois de vencer a exposição. Isto ocasionado por um treino para prova de resistência que o pastor era submetido para ser selecionado. Ele tinha que trotar por 15 Km sem se mostrar abatido ou muito cansado. Nesse dia que era um sábado, esperei acabar o treino do Airton Senna na TV e peguei o Axel para treinar, só que eu de bicicleta não percebi o calor de baixo para cima que fazia no asfalto da ciclovia que ocasionou a chamada “intermação” no meu cão que morreu de parada cardíaca e com convulsões, não conseguindo reverter o quadro, apesar do veterinário. http://dravivianfranca.blogspot.com.br/2009/12/emergencia-veterinaria-intermacao-o-que.html
Consegui tirar alguns filhos dele, mas nenhum que mereça destaque. Talvez pelas cadelas que apareceram para acasalamento não serem de boas linhas de sangue.
Hugo Sérgio foi um grande aliado no treinamento de ataque do Axel.
Alexandre de Nova Gabiano - Exposição no Kennel
Até a próxima!

Wednesday, August 08, 2012

PASTOR ALEMÃO CINZA

VA2 - TIMO VOM BERREKASTEN


·         O Pastor Alemão cinza merece aceitação, não só pelas suas qualidades para melhorar pigmentação.

·         Diversidade de cor significa diversidade genética

·         Diversidade genética significa vitalidade e aptidão.


Ninhada cinza
Filhote cinza

Minha cadela Zari de Taiwan
Especialmente nos países do sul europeu o pastor cinza não é particularmente popular, sobretudo entre os criadores expositores. Vamos aqui explicar de uma forma fácil de entender porque e como usar as qualidades hereditárias do cão cinza no seu programa de criação, de forma sensata e positiva.

Dentro das características do cão Pastor Alemão encontramos as seguintes cores permitidas. Excetuando o branco, todas as cores são permitidas no cão Pastor Alemão: preto, cinza-ferro, cinza ou unicolor ou com partes marrom, amarelo, bege e cinza claro, capa-preta e todas as suas variações. Em todos esses tipos, uma pequena mancha branca no peito não é sinal de defeito.
O sub pelo é, com exceção dos animais pretos, sempre levemente coloridos (
cinza claro). O focinho deve ser negro em todas as variações. Falta de máscara, olhos claros, unhas claras e ponta da cauda vermelha são considerados debilidade de pigmentação.

A cor cinza tem distintas descrições segundo diferentes pontos de vista. Todas as seguintes variações devem ser consideradas cinza.


 Cinza médio


 Cinza escuro


 Cinza escuro

Acima do cinza médio todas as variações são desejáveis e não são penalizadas, salvo quando as bochechas e patas com sinais muito claras.

Devemos ter em conta que um cão cinza desenvolve sua cor final após três anos.

Geralmente a extensão e cor da máscara e a pigmentação exterior da orelha, são indicativos para a pigmentação que o cão cinza terá como adulto.

A cor cinza é dominante na reprodução, não é recessiva. Isto significa e está plenamente provado que para que nasça um cão cinza um de seus pais deve ser cinza.

Quando ambos os pais são capa-pretas só nascerão filhos capa-pretas. Isto é 100% certo. Por outro modo podem nascer cães capa-pretas de cruzamento entre cães cinza. Isto porque o capa-preta ou preto são recessivos.

A vantagem de usar o cão cinza para reprodução é a rápida melhora de pigmentação nos filhotes.

A aptidão para o trabalho

De acordo com registros estatísticos se poderia formar a seguinte tese: O cães cinza são mais resistentes à fadiga que os capa-pretas. O que nos leva a um tema polêmico sempre.

O valor da cor em relação às condições de trabalho


Penso que basicamente é equivocado o conceito segundo o qual os cães cinza são mais resistentes à fadiga que os capa-pretas.

Creio que o alto número de cães cinza no setor de trabalho ou setor desportivo talvez se deva pelo seguinte: para aqueles da área de trabalho, a cor não é basicamente um critério de seleção. Por isso a eleição do cinza se baseia na seguinte filosofia: Se assim fosse o cinza seria maioria na criação e não o inverso.

Escolha seu animal observando os itens abaixo.

·         Vigor

·         Brincalhão

·         Temperamento

·         Expressivo

·         Fortaleza e substancia

·         Movimentação harmoniosa

·         Boa transmissão a partir do posterior

·         Cor de melhor pigmentação

Estas peculiaridades estão relacionadas com meus anos de experiência com a cor cinza.

- Em média o cinza é mais pesado ao nascer.

- Vitalidade claramente melhor.

- Menor mortalidade nos primeiros 10 dias.

- Mais pesado no momento da tatuagem.

- Menor sensibilidade ao calor e nos adultos são melhores nas provas de trabalho

- Menos irritações de pele.

- Não terá unhas claras

- Pequena mancha negra na língua ou debaixo dela.

- Nunca observará lábios e gengivas pálidas. Muito raramente pelos brancos nas orelhas.

- Quase todas as fêmeas cinza ou capa-pretas provenientes de cinza, alimentam adicionalmente os filhotes vomitando abundantemente.

Não se observou nenhuma diferença em:

- Duração de vida

- Sujeição a doenças

- Habilidade para o trabalho de guarda

- Resistencia a fadiga



Até a próxima.