Saturday, November 17, 2012

Um cão pode salvar sua vida

   

     Poucos sabem que existem fundamentos científicos para que o cão seja realmente o melhor amigo do homem. Vejamos:

  • Psicológicas
- 70% das famílias relatam aumento de felicidade e alegria após adquirir um cão.
- O aprendizado de crianças pode melhorar ao ter um cão e sua auto-estima é fortalecida.
-Pode-se desenvolver um comportamento carinhoso e sensível na criança, que tende a perdurar por toda a vida.
- Crianças que têm cães, apresentam maior empatia e orientação pró-social.
- Proprietários de cães sentem menos medo de serem vítimas de crimes na rua e em casa (no Brasil principalmente!!) e apresentam melhor estado de bem-estar psicológico.

  • Sociais
- Crianças que têm cães são mais envolvidas com esportes, hobbies, clubes e música.
- A companhia de cães ajuda crianças a se ajustarem melhor a situações de doenças graves ou morte de familiares.
- Cães reduzem o sentimento de solidão e isolamento de maneira geral e também em asilos, aumentando a interação social e verbal.
- Idosos acompanhados de cães assimilam melhor eventos traumáticos da vida. Além de promover maior qualidade de vida para este segmento da população, poderia ainda minimizar os impactos de saúde pública que envolve o problema do abandono de animais. “Um cão adulto, geralmente o tipo de animal encontrados em casas de abrigo, se adequam melhor ao perfil dos idosos”. Eles se adaptam melhor ao novo lar e não tem os mesmos hábitos que os filhotes, sendo mais disciplinados nas brincadeiras, nos comportamentos e não tem a necessidade de estimular a dentição roendo objetos e móveis da casa.
Ao adotar um animal de estimação, o idoso deve estar ciente de que ele exige dedicação diária, além de alterar a rotina de uma casa, porém estas mudanças só trazem vantagens para os idosos.

  • Fisiológicas
- Proprietários de cães apresentam pressão sanguínea mais baixa, níveis de triglicerídeos e colesteral mais baixos, têm menos problemas de saúde e têm melhores condições físicas devido a exercícios com seus animais.
- Cães são uma medida terapêutica e preventiva contra estresse do dia-a-dia, podendo reduzir a reação cardiovascular ao estresse psicológico em pacientes hipertensos.
- Os custos de medicação por paciente caíram em quase 70% em instituições de saúde que possuem cães como parte integral do tratamento.
- Pessoas com hipertensão grave têm sua pressão sanguínea reduzida nos dias que levam seus cães para o trabalho.
- Proprietários de cães têm maior taxa de sobrevivência a doenças cardíacas, aparesentando taxa de mortalidade por atque do coração 3% menos.
- Portadores de AiDS que têm cães sofrem menos depressão e estresse.
- Crianças expostas a cães durante seu primeiro ano de vida têm uma menor frequência de rinites alérgicas e asma.

     Na Europa, 30% das terapias na recuperação de pacientes utilizam animais. Na Califórnia, o uso de animais na terapia de pacientes terminais de AIDS comprovou amplo efeito positivo. Os doentes pegam mais infecções dos visitantes que dos animais - desde que devidamente limpos, claro.
     Crianças vivendo em lares com animais domésticos, têm seus organismos mais preparados para se defender de eventuais problemas de saúde. O estudo, apelidado de "teoria da sujidade", mostra que esses benefícios são particularmente maiores paras as crianças entre 5 e 8 anos - essas crianças faltam menos à escola e se desenvolvem mais rápido.
    Stanley Coren, em seu livro "A Inteligência dos Cães", destaca que esses animais fornecem interações afetivas e sociais necessárias a pessoas de todas as idades. Refere-se as experiências mostrando que, quando uma pessoa afaga um cão, sua frequência cardíaca diminui, regulariza-se a respiração, há alívio da tensão muscular e diminuição do estresse. Pessoas mais velhas que têm cães apresentam menos problemas de saúde.
    Para os que gostam, ficam aí argumentos sólidos. Parece que a presença de um cão em casa pode prolongar a vida! Torná-la mais agradável...

Referência: Artigo extraído da revista Cão Pastor Alemão.

No comments: