Wednesday, July 18, 2012

A História do Pastor Alemão

Horand Von Grafrath (Hector Linksrhein) "1900"
                                                        


VA-1 Remo vom Fichtenschla  “2011”


Acima podemos ver a evolução da raça numa comparação do primeiro pastor alemão registrado em 1900 com o último campeão da Alemanha em 2011.

As primeiras notícias concretas da raça, remontam do século X, quando monges escoceses fundaram uma abadia no Vale de Münter, na Alemanha. Para lá foi levado um tipo de cão que se misturou aos lobos existentes na região, e deste cruzamento surgiu um cão rústico que foi usado pelos camponeses para pastoreio.

A história do cão pastor alemão iniciou-se em 1891 com a criação da “Plylax Society”, destinada à formação de uma nova raça de cães pastores existentes na Alemanha. Para dirigi-la surgiram o Capitão Riechman-Duman e o conde Graf Von Han. Esta sociedade teve vida efêmera pois seus diretores entraram em choque entre a orientação a seguir com referencia a seleção, beleza ou trabalho. Houve em seguida um esmorecimento total no prosseguimento da ideia, a qual foi revitalizada, em 1896 pelo Dr. Gerland, que introduziu na polícia alemã cães adestrados com funções idênticas às utilizadas atualmente. Com essa motivação desenvolveram-se na Alemanha diversas zonas de criação de pastores, principalmente em Wuerttemberg, Swabia e Thuringia. Os animais oriundos de cada região eram diferentes das demais no que diz respeito à pelagem, orelhas, cauda, etc.

Max Von Stephanitz

Coube ao capitão de cavalaria Max Von Stephanitz a tarefa de selecionar através de um critério judicioso os diferentes cruzamentos até fixar a raça com as características atuais. Isto se tornou possível porque Stephanitz foi presidente da “Verein Fur Deutche Schaferhunde” (SV), desde a sua fundação em 1899 até 1935.

O primeiro cão a receber o título de “sieger” ou seja, campeão da Alemanha foi Hektor Von Schwaben em 1900 e 1901 e o primeiro a ser registrado no Stud Book do American Kennel Club foi Horand Von Grafrath, de propriedade de Stephanitz e os principais inciadores da raça atual foram, além dos dois animais citados: Roland Von Starkenburg, Flora Beerkemeyer, Tell Von der Kriminalpolizei, etc.

Após a 1ª Grande Guerra, uma cadela transportada da Alemanha para os Estados Unidos, chamada Etzel Von Oeringen, tornou-se conhecida mundialmente por ter sido lançada em filmes cinematográficos sob o nome de “Strongheart”. Posteriormente um outro pastor, oriundo da França, faz muito sucesso numa série de filmes sob o nome de Rin-tin-tin. Esses dois fatos fizeram do pastor alemão a raça mais conhecida em todo o mundo, o que a levou, certamente, a se espalhar por todos os continentes, demonstrando assim sua rusticidade, pois o mesmo se adapta bem em qualquer clima.




No comments: